Estaríamos ainda em casa,cuidando da casa e do marido e sem poder opinar em nada ou trabalhar fora não é mesmo?Só de pensar em que alguns países algumas mulheres são proibidas de frequentarem uma escola como defende a grande jovem Malala , é muito triste isso.E sem dúvidas o feminismo abriu as portas para milhares de mulheres no mundo todo( ou quase o mundo todo).Aqui fiz uma seleção de livros feministas que toda mulher deveria ler.São 26 livros mais conhecidos no Brasil e no mundo.

Foto: divulgação.
E mesmo com alguns direitos conquistados pelas mulheres em muitos países, as mulheres ainda precisam lutar mais por outros sim, pois o machismo ainda existe entre a grande parcela dos homens.Mas como disse Malala:
Não podemos todos ser bem-sucedidos quando metade de nós está restringida.-Malala Yousafzai
E fiz um levantamento de 26 livros feministas em que precisamos ler sim!
Livros feministas sim!!
E mesmo com a grande procura por esse tema, as editoras de livros passaram a investir mais nesse tipo de livro para atender o público feminino.
Os livros feministas geralmente abordam assuntos como: direitos da mulher, casamento, sexualidade feminina,violência contra a mulher e outros.
De uma certa forma a história nunca foge desses assuntos aqui mencionados.Cabe a nós mulheres conhecer esses assuntos, debater e lutar pelos nossos direitos.

Foto: divulgação.

Foto: divulgação.
Aqui minha seleção de 26 livros feministas essenciais que toda mulher deve ler:
- “Sejamos todos feministas”- Chimamanda Ngozi Adichie;
- “Má feminista: ensaios provocativos de uma ativista desastrosa;
- “Os homens explicam tudo para mim “-Roxane Gay;
- “Sou Malala”-Malala Yousafzai;
- “O segundo sexo”-Simone Beauvoir;
- “Um teto todo seu”-Virgínia Woolf;
- “A mistica feminina”- Betty Fridan;
- ” A mulher eunuco”-Germaine Greer;
- “Política sexual”-Kate Millet;
- “Sister out sider”-Audre Lorder;
- “O mito de beleza”-Naomi Wolf;
- “Problemas de gênero”-Judith Butler;
- “O feminismo é para todo mundo”-Bell Hooks;
- “Persépoles”- Marjane Satrapi;
- “Lésbicas para se ter cuidado”-Alison Bechedel;
- “Quem tem medo do feminismo negro?”-Djamila Ribeiro;
- “Clube de luta feminista: um manual de sobrevivência”-Jessica Bennet;
- “Mulheres, raça e classe”-Angela Davis;
- “Da guerrilha à imprensa feminista”-Amelinha Teles e Rosalina Santana Cruz Leite;
- “Calibã e a bruxa”-Silva Federici;
- “Objeto sexual”-Jéssica Valente;
- “Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil”-Duda Porto Souza e Aryane Cararo;
- “50 anos de feminismo”- Eva Blay e Lúcia Avelar;
- “Breve história do feminismo”-Carla Cristina Garcia;
- “Reivindicação dos direitos da mulher”-Mary Wollstonecraft;
- “Mulheres, cultura e política”-Angela Davis.
E com essa lista de livros feministas, esperamos encontrar respostas, soluções a diversos problemas que a mulher atual enfrenta e também conhecer e a dialogar sobre estes também.
As mulheres não podem calar-se jamais e a luta feminista precisa continuar sim seja em livros, em vídeos ou frases.
Muitos homens machistas ainda precisam a aprender a tratar melhor e a respeitar uma mulher, pois chegará um dia em que não existirá mais aquela mulher que irá colocar o seu prato de comida sobre a mesa,ou seja, aquela mulher que arrume o seu seu prato,vamos dizer assim.Pois alguns homens são totalmente dependentes das mulheres, até para arrumarem o seu prato de comida, não é verdade?Quando me refiro a esse sujeito eu me refiro ao tipo de homem 100% machista e trata muito mal essa mulher, que a escraviza e não a ajuda nem muito menos nas tarefas do lar as vezes.
E você já viu essa cena com certeza:” E a mulher chega em casa depois de um dia inteiro de trabalho fora, chega em casa ela vai limpar a casa e enquanto o marido fica sentado assistindo televisão”.Uma cena muito comum ainda na maior parte das famílias brasileiras.
Espero que gostem seleção livros escolhida especialmente para esse post e artigo, com grandes escritoras .

Foto: divulgação.


Foto: divulgação.
Infelizmente o machismo não acabou, mas para isso existe também a educação.Uma boa educação das famílias contra o machismo também se começa em casa no lares não é verdade?
Só em 2018 o número da violência doméstica chega em torno de 606 mulheres violentadas por dia no país, além de 164 o número de mulheres vítimas de estrupo segundo a reportagem publicada pela Folha de São Paulo .Até quando isso?
As mulheres merecem mais respeitos sim!!E outros assuntos como igualdade salarial e respeito com as mulheres, direitos das mulheres, muitos homens ainda não sabem ou debocham ainda de nós mulheres.
Mas como eu disse antes: será que essa mulher que serve a comida para o seu marido todos os dias e será sempre uma eterna submissa ?Acredito que para algumas mulheres não rs!
Mas finalizo esse post ou artigo com a frase de Simone Beauvoir:
Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.-Simone Beauvoir.
(Foto principal por Skeeze/Pixabay e as outras fotos: divulgação).