.

A história do vestido: transformação e revolução no mundo feminino.

Ouça esse artigo do blog.

Moda e história caminham juntas também sempre e é impossível separar ambas pois estão interligadas de alguma forma. A palavra vestido significa:1.veste, 2.peça da indumentária feminina de forma e comprimento variados. O vestido é uma peça que não só serve para cobrir um corpo mas também é  símbolo de poder para as mulheres, uma peça que atravessou o tempo passando por diversas modificações importantes a a partir daí  surge  a origem ou a história do vestido.

Do vestido longo, pesado e cheio de armações existia uma mulher submissa,triste e infeliz também que carrega o seu vestido pesado e não opinião perante a sociedade, até o momento desse vestido passar por transformações profundas que acompanhavam acontecimentos importantes da história no mundo.

Aquele vestido pesado e cheio de armações, mais tarde passa por transformações profundas em que encontramos formas, cores,texturas e com estampas variadas surge os novos vestidos como uma forma de libertação feminina também.

 

a história do vestido
Vestido antigo com armações.Foto: internet/divulgação.

Com tantos acontecimentos e mudanças no rumo da história já não tinha mais cabimento a mulher usar um vestido tão pesado e ao mesmo tempo sem nenhum conforto não é mesmo?

A mulher então precisa de uma revolução e libertação.Vamos então entender um pouco sobre a história do vestido.

 

A história do vestido: uma síntese.

 

O homem pré-histórico usou peles de animais sob o seu corpo, sem beleza ou detalhes que se assemelhou ao vestido, no intuito de cobrir ou proteger o seu corpo.

O registro do primeiro vestido mesmo foi  por volta de 1800 e ter um vestido bonito nessa época significava o símbolo de riqueza e poder.

Em 1860 os vestidos ganham as chamadas crinalinas, um tipo de armação para dar volumes aos vestidos, porém as suas cores são neutras e estes são longos.Um momento histórico em que essa mulher usava um vestido muito pesado e muito desconfortável também.Esse vestido tinha que chamar a atenção de alguma forma com o seu volume.

 

Siga Necessaire da Diva no Feedly follow us in feedly

Só a partir de 1900 que o estilo de vestido muda completamente,isto é, a mulher já usa mais armações ou corpetes sob os seus vestidos, surge uma mudança radical quanto a história do vestido.

Mas para isso acontecer tinha que existir um fator desencadeante para mudar tudo em uma sociedade: a revolução industrial na Inglaterra.

Segundo a professora e pesquisadora Cecília Toledo:”Apesar de continuar a ouvir a fábula de que nasceram para serem mães, as mulheres foram forçadas a abandonar os filhos à própria sorte ou levá-los junto para o trabalho, diante da necessidade de passar o dia inteiro nas indústrias têxteis, onde deixaram sua juventude, trabalhando de forma insalubre, de 10 a 12 horas diárias, com água até o joelho, já que o vapor movia as máquinas.”

Isso mostrava que a sociedade naquela época estava mudando, a vida das mulheres pobres ou humildes estavam trabalhando até 12 horas por dia, enquanto a mulher burguesa, ficava em casa e não precisava trabalhar tendo uma vida de rainha para comprar uma roupa feita por essas mulheres escravizadas e exploradas nas indústrias têxteis, por exemplo .

A roupa agora era confeccionada pela indústria têxtil e dois tipos mulheres em dois mundos bem diferentes.

 

a história do vestido
Foto mostrando a realidade de uma mulher operária na Revolução Industrial Inglesa.Foto: internet/divulgação.

 

Segundo a escritora Elisabeth Wilson em seu livro“Enfeitada de sonhos”, a mulher pobre daquela época era extremamente explorada pelas indústrias e fábricas de um modo geral.

Outro fator importante que influenciou essa época foi a Primeira Guerra mundial (1914-1918) onde muitas mulheres começaram a trabalhar, ou seja,elas passaram a integrar o mercado do trabalho,isso foi uma mudança de grande impacto diretamente na moda na qual as roupas das mulheres sofreram mudanças significativas.

 

Em 1920 Coco Chanel lançou o vestido mais conhecido como vestido  pretinho básico que é um ícone da moda.Quem nunca ouviu falar do vestido pretinho e básico não é mesmo?Uma frase muito bacana da estilista da Chanel sobre o vestido:

Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame-Chanel.

Realmente essa frase sobre o vestido preto diz tudo mesmo! E mostra a versatilidade de usos com um vestido preto.

Aquela visão de que a roupa preta só poderia ser usada pelas viúvas é deixada de lado, surgindo uma nova tendência na moda mundial.Mais uma “regra” foi quebrada, graças a Deus!!

De um modo geral a moda dos vestidos nessa época começa a marcar mais o corpo das mulheres.Nessa época aconteceu uma revolução para as mulheres, pois poderiam deixar a mostra as pernas, o colo e os braços também.Os vestidos eram mais curtos sim, porém leves e elegantes.

a história do vestido
Vestido preto básico um ícone mundial.Foto: internet/divulgação.

 

Em 1940 surgem modelos mais sensuais de vestidos,sendo estes mais justos,

podemos citar como um exemplo os vestido mais elegantes de Marilyn Monroe.A diva usou vestidos elegantes e ao mesmo tempo “avançados demais” para aquela época.

 

O famoso jeans surge para o universo feminino em 1960 com calças , jaquetas e mais tarde em vestidos jeans também, já que o jeans existia muito antes dessa data, porém era exclusividade dos homens apenas.

 

Mais uma nova conquista para as mulheres: o direito de usar um jeans!! E também uma grande revolução: a opção de um remédio de controle na natalidade .E foi uma grande revolução na vida de milhares de mulheres!!

E sem dúvida está também irá influenciar não só no comportamento dessas mulheres assim como no modo de se vestir também.

 

Uma época diferente de tudo para a história da moda , de muitos exageros e cores coloridas  foi marcada pelos anos de 1980.Uma época de cores vibrantes e acessórios dourados também,era um momento de muita ostentação.

Veja pelos cantores e cantores da música internacional que se destacaram como Madonna, Cindy Lauper e outros mais.

Foi um auge na música sim onde muitos cantores e bandas fizeram muito sucesso e também de alguma forma também influenciaram a moda daquela época.Os vestidos tinham uma cintura marcada e com fendas e a maquiagem era com cores vivas e fortes.

a história do vestido
Lady Di nos anos 80./Foto: divulgação.

 

As mulheres dessa época que não buscavam esse estilo mais rebelde, optavam por um etilo mais clássico como o da Princesa Diana usando vestidos com ombreiras e muito elegantes.

Saindo do exagero dos anos 80 e indo para os anos 90, a moda dos anos 90 era minimalista, com poucos detalhes ou sem muitas costuras nas roupas, e de um modo geral as roupas eram mais discretas.O vestido que é típico dessa época é o vestido camponesa.

 

Principais tipos de vestidos.

 

E com a evolução do vestido surgiram tipos e ícones de vestidos muito famosos no mundo todo.Eles são clássicos, eternos e muito desejados pelas maioria das mulheres.Principais tipos de vestidos:

  1. Vestido tomara que caia- é um tipo de vestido que não possui  alças e marca bem os seios também;
  2. Vestido pretinho básico-usado pela atriz AndreyHelprum-  ;
  3. Vestido Trapézio-usado pela modelo Twiggy;
  4. Vestido tubinho;
  5. Vestido Flapers;
  6. Vestido Wrap Dress;
  7. Vestido Ultrassuede.

***Clique abaixo e leia também esses posts do blog sobre vestidos:

Vestido de festa rosa millennial.

Vestido tubo branco com preto.

Vestido para festas n.1.

Vestido candelabro.

 

Estilistas mais famosos.

 

Os estilistas mais famosos do mundo e que criam também lindos vestidos são:

  • Gabrielle Chanel;
  • Christian Dior;
  • Valentino Garavam;
  • May Quant;
  • Yves Saint Laurent.

 

Livros sobre a história da moda.

 

Aqui uma lista de livros sobre a história da moda para quem gosta de ler sobre esse assunto:

  • “A roupa e a Moda-Autor: James Laver;
  • “História do vestuário”-Autor: Carl Kohler;
  • “História do vestuário”-Autor:Janes Bouche;
  • “Moda do século”- Autor: François Baudot;
  • “História da moda do século XX”-Autor: Gerthurd Lchnert.

 

Vestidos mais caros do mundo.

 

  • Nightingale of Kuala Lumpur-feito de tafetá, cetim, chiffon e seda, sendo incrustado com diamante em forma de pêra de 70 quilates; e ainda integram o mesmo 751 cristais Swarovski. Custou cerca de 28 milhões de euros.
  • Vestido de Debbie Wingham’s “Abaya”- esse vestido com cerca de 2.000 diamantes de três cores e ouro, custa 16 milhões de euros.
  • Vestido de diamantes de Scott Henshall- esse possui cerca de 3.ooo diamantes.
  •  Vestido de “Happy Birthday” de Marilyn Monroe’s-esse é o vestido em que a diva Marilyn Monroe canta feliz aniversário em público.Esse vestido foi a leilão e foi vendido por mais de um milhão de euros.
  • Vestido Black Diamond por Debbie Wingham- esse belo vestido possui 1.000 diamantes e custa mais cinco milhões de euros.

 

A história e o seu impacto na moda feminina.

 

Como disse a história influenciou e mudou os rumos da moda feminina.A história mudou rumos e vidas de milhares de mulheres no mundo todo, e falar sobre a história do vestido comprova  fatos e acontecimentos marcantes da história.

 

A história do vestido ou surgimento do vestido retrata diversas épocas importantes, porém tem a mulher com personagem principal.Afinal milhares de mulheres hoje em dia não precisam mais usar armações pesadas ou espartilhos sob os seus vestidos,elas conquistaram essa liberdade e conforto, de se vestir do seu jeito ou gosto.De uma maneira geral a conquista da liberdade e conforto.

 

Com a história do vestido conclui-se que  mulher atual ganhou a oportunidade de se integrar ao mercado de trabalho e a sustentar e  ajudar a sua família com a sua renda e com a liberdade de conforto sob o que vestir.Vestir um vestido confortável e no seu estilo, de um modo geral essa mulher atual, a sua grande maioria, vive uma outra condição de vida, com opção de buscar o conforto na maneira de se vestir e de se expressar também.

 

Foto: por Thomaz_Mikoloçjzyk/ Pixabay.

(Fotos: internet/divulgação e foto princiapal por: Thomaz_Mikolocjzyk/ Pixabay).

Share this article

What do you think?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 Comments
  • Samara
    Outubro 29, 2020

    Adorei essa história , porque o vestido e uma peça de roupa que amo vestir e saber sua história e muito bom

  • Babis Dias
    Novembro 10, 2020

    Olá que bom que gostou,um abraço.

    error: Content is protected !!